quarta-feira, 13 de junho de 2012

Superman X Elite

Sabe eu não entendo a Warner Bros, com o seu "reboot" ela deixou o Superman mais "humano/Falho"...oque pra mim foi uma incrível imbecilidade...não só modificar o personagem da ficção mais reconhecido do mundo(Ao lado do Rato Mickey e do Papai Noel), mas pelo simples problema de: Todas as melhores histórias do Superman serem exatamente o oposto disso.
    Histórias que brincam com o conceito do homem perfeito, que fazem ele refletir sobre os poderes dele, ou apenas que brincam, tirando ele do foco da história e apenas mostrando como ele influencia os demais...ta também é ótimo as histórias dele contra o Lobo.
Mas a questão é...histórias boas do Superman ele está sempre o mais poderoso e apelador possível, mas, devido a problemas de pessoas não enxergarem isso(escritores e editores), personagens como o Batman e o Justiceiro(mais "reais") acabam tendo mais fãs e zombam do pobre garotinho de pijama azul.

     Numa dessas histórias chamada "O que há de engraçadocom verdade, Justiça e o jeito americano?"(traduzida porcamente no Brasil como "Superman:Olho por olho"), Superman encontra com um novo grupo de heróis globais que acreditam que os fins justificam os meios, matando vilões, atacando exércitos invasores e impondo sua visão de justiça ao mundo.
E assim como disse a Padmé "a democracia acaba com aplausos", o novo grupo fica extremamente popular, fazendo o Superman começar a questionar sua fé e atacar o grupo novo após mortes desnecessárias.
    A moral da história seria apenas uma defesa do coitado do Super, perante ás novas histórias pós-idade das trevas dos quadrinhos, afinal o caipira do Kansas não tem mais espaço perante aos heróis violentos e politizados e assim como "O Reino do Amanhã" aonde o Superman enfrentava os heróis dos anos 90(com direito a um Cable no centro da saga)
Nessa história(considerada a melhor da década) o Superman enfrentava os heróis dos anos 2000.
Apesar de serem essencialmente o Authority(principalemnte por causa da nave-HQ-"ser inteligente" Bunny, uma paródia da Balsa) os membros da Elite são baseados em vários arquetipos e simbologias.
Manchester Black: mais uma alegoria á segunda "invasão britânica" dos escritores ingleses nos quadrinhos americanos, ele busca o mesmo fim, mas odeia o herói perfeito, para entender melhor é bom relembrar que ele é baseado naquele "Spider Jerusalén" que aparece em Planetary.
Coldcast: Lembra mais um personagem da Marvel/anos 90, esteriotipado em sua etnia,mas com um visual mais "EXTREME" sendo musculoso e usando correntes, sem falar de seus poderes "confusos" com efeitos diversos e convenientes.
Chapéu: um Japonês boêmio , poderes elementais e com "efeitos especiais", lembra em muito a questão do Anime com o personagem mais desligado preocupado em seus próprios vícios.
Menagerie: basicamente seus poderes são a soma do The Darkness e da Witchblade.

Mas agora ao desenho...a primeira vista...odeie a ideia primeiro por que: porra o título original(o americano o nosso é uma bosta também) é incrivelmente superior ao simplista "Superman X Elite", segundo....realmente não gostei do desing(e eu nem era fã do desenhista da HQ também), terceiro...A história é extremamente política, filosófica e VIOLENTA,  não tinha ideia como iam conseguir isso num desenho direto pra DVD.

E como eu estava errado...
A parte política(apesar de não complicar demais) está lá...a violência está lá!
Pessoas morrem nesse desenho, a torto e a direita, tanto de figurantes como de personagens no estilo Disney, e o pior...temos FATALITYS, mortes que só tinha vista no Mortal Kombat...aparecem ali no desenho.
Temos mais plots que a história original(que era curta por ser apenas "filler" da revista mensal do super), desde o secretário das Nações Unidas e sua família, até uma guerra entre dois países melhorando a questão política da história.
Aliás além da violência é estranho a quantidade de termos sexuais bem subjetivos que aparecem, principalmente por causa da natureza laciva de Menagerie.
Tem até um desenho tosco do Superman nesse universo.
Apesar da primeira parte do desenho ser mais "chata e lenta", e das modificações(Pô sem o macaco gigante?) atrevo a  me dizer que o desenho é melhor?
Gostei muito de terem colocado a origem do Manchester no filme(algo que só aconteceria muito depois dos quadrinhos), as adições dos programas de TV de um vilão recorrente, dos exércitos e até do primeiro encontro do do Superman com a Elite ser pacífico e eles trabalharem juntos(isso os deixou mais carismáticos), e o mais importante:
A resolução final do Superman e a luta contra a Elite ficou muito melhor e assustadora!
..
De mais a cena das crianças no parquinho continua e ela era o melhor da HQ.
Nota: 9,5 Animação extremamente recomendada, mesmo pra quem não é fã do Superman ou de animações em geral, seus Wankers!(aparentemente palavrões de outros países passam pela censura americana).
Mas só não entendi porque não colocaram nenhuma vez a música do Bad Religion sobre o Superman:

Bom claro o fato dela não fazer sentido nenhum...mas mesmo assim....



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Top 10 Piores Rectons da Marvel

     Uma das coisas mais importantes pros quadrinhos é a Cronologia,apesar da insistência das editoras em combater isso, a DC desde o bem sucedido "Crise das Infinitas Terras" insiste em "reebotar" toda sua cronologia, explicar um pontos e deixar os leitores perdidos pelos primeiros anos, nessa ultima tentativa sequer ela fez uma "linha de tempo" como quando fez a "Hora Zero", mas estou me desvirtuando.
"Retcon" é simplesmente quando um elemento da história ou de um personagem é introduzido no meio, recontando fatos passados de maneira diferente ao que foi apresentado, basicamente é contar a história de pra trás ao invés de pra frente.
Apesar  de muita gente colocar em suas listas e discussões, não vou considerar "one more day" como Retcon, a história que o Homem-Aranha faz um pacto com o Diabo pra acabar com seu casamento é um dos maiores "Foda-se" que uma franquia deu para seus fãs, mesmo assim não é um Retcon...nada no passado do Peter foi introduzido ele fez um Pacto no presente e isso mudou a história.
Também histórias como o Tony Stark Adolescente de outra dimensão(sim, teve isso), personagens que estavam mortos e reaparecem(esquecimentos) ou apenas erros não serão comentados apenas fatos introduzidos no passado que mudam tudo.

Menção: Marcha das vadias
Um problema de ser uma personagem feminina nos quadrinhos é que normalmente você será estuprada, ou "vai morrer numa geladeira"(como diz a Gail Simone), personagens femininos tendem a ser mais "maltradas" que suas contra-partes masculinas, isso pelo fato de poucos escritores(e escritoras) não saberem trabalhar elas.
E o mais comum para um crime marcante contra mulheres?ESTUPRO(afinal quando o estupro é com homens ele é engraçado[¬¬]), desde Sue cujo o estupro por Retcon começou a crise de Identidade(primeiro passo para o Reboot da DC até a Gata Negra, que um estupro por Retcon pelo seu Ex-Namorado de colégio, que foi o estopim pra ela treinar luta e as suas habilidades, Mulheres são estupradas...ou foram...e não sabem disso!
Aliás ta....ela aprendeu a lutar por causa do Estupro...mas e toda essa questão de roubar jóias?

Menção: Sentinela pra quê?
Sentinela era uma ótima mini-série da Marvel, o maior Super-Herói do mundo(Superman) tentando descobrir pq ele e o mundo todo esqueceu que ele existiu, era uma história dramática, sombria e cujo o final mostrava o Sentinela fazendo um sacrifício maior que a própria morte.
Ao estranhar de todos...a Marvel tempos depois resolveu introduzir o personagem nos quadrinhos, com um divertido autor da mini-sério original sendo interrogado pela SHIELD, mas dai tivemso vários problemas, o nível de poder do Sentinela ficou ridículo, ele em 90% das aparições era um inutil, quando ele devia ser mais poderoso que todos os outros heróis juntos, outros problemas como a insistência em tentar explicar a relação com o Vácuo e seu esquecimento(ignorando completamente a mini-série) e a cereja do bolo...ele ter trepado com a Vampira(Mulher fode ate no recton dos outros), e assim iniciado a briga de casamento que o deixou louco¬¬
Ahh foda-se se o Sentinela não tivesse feito uma das mortes mais marcantes que já vi ele ia ser totalmente esquecível.


10: Sábia: A Cyberpata
Ans atrás a Marvel no seu selo MAX, nos apresentou Jessica Jones, uma azarada detetive particular, que tinha super-poderes,mas desistiu de ser uma super-heroína,com o tempo a Marvel a cituou em vários momentos de sua história, sendo colega do Peter Parker, quase sendo atropelada pelo caminhão que due os poderes ao Demolidor, e acordando de um coma no dia que o Galactus chegou a Terra(pra citar alguns).
Chros Claremont no auge de sua demência e vendo o trabalho de um escritor melhor que ele...resolveu fazer o mesmo, e nos apresentou a Sábia!Uma personagem já existente(uma secretária do Club do Inferno), mas que na verdade era uma Palestina, que o Xavier convenceu a ser espiã no Club do Inferno a tornando a Primeira X-men(Grrr), ao contrário da Jessica Jones, que era uma negação na vida se tornando carismática, a Sábia era simplesmente perfeita em TUDO e amada por todos os outros personagens, sempre estando certa e sempre sendo a melhor.
E pra terminar, Claremont não queria que ela fosse apenas mais uma Telepata de nível baixo, e a transformou numa Cyberpata(uma telepata que fala com computadores ou algo assim), um poder que conseguiu deixar GRAN MORRISON confuso sobre o que isso significava, ignorando o fato que esse poder deixava tudo que ela fez de telepatia antes ignorado.

9: Justiceiro Anjo/Noturno é um Demônio
Gosto do Justiceiro...mas ele é um cachorro com um truque apenas, afinal ele era pra ser apenas um vilão do Homem-Aranha, e apesar de ainda ter histórias boas dele(como o recente selo Max), o Velho Frank normalmente fica nas mesmas histórias sem graça, então começaram as idéias...pq?
Primeiramente Frank é convencido pro uma família de mafiosos do Bem a se juntar a eles...e ganhar um rabinho de cavalo(Ele estava sendo procurado pela SHIELD por assassinar Nick Fury, belo disfarce), essa mudança trouxe raiva dos fãs...e pra sair desse arco resolveram fazer os mafiosos matar o Frank...
Não satisfeitos resolveram ressuctar Frank Castle...ele é resgatado do Inferno após descobrir que na verdade ele matava bandidos a mando de um Demônio com que ele fez um Pacto no Vietnã, então um Anjo resolve fazer um acordo com ele, lhe da poderes e se Frank fazer algumas coisas, ele poderia entrar no Paraíso....essa histórias eram tão nada Haver e ruins...que simplesmente pararam de escrever a saga e o Frank voltou ao normal.
O Noturno teve um caso familiar, e graças...mais curto antes de ser ignorado:
Numa história "a 15 anos atrás" Noturno nascia(ignorando o fato que ele tem 21 anos quando ENTRA nos X-men), e ele era na verdade filho da Mistica, com um demônio de outra dimensão...que também são mutantes, e esse demônio teve um montão de filhos e eles queria enfrentar uma raça de anjos...e bem...teve um buraco negro que sugou toda essa trama junto...e só sabemos que isso existiu pq o Azazel aparece no filme dos X-men.

8: O Ciclo sem fim
Hey se conseguirmos colocar um herói negro em evidência, talvez nossas vendas nessa demografia aumentem...boa boa e já temos dois heróis negros...que tal se eles se casassem e fizessem aventuras na África?
O casamento do Pantera com a Tempestade...por onde começar...após tentar de qualquer maneira melhorar as vendas do Pantera Negra(já haviam feito le o melhor herói do mundo, transformado Wakanda num país futurista e colocado TODAS etinias possível no seu povo, sem falar um racismo contra brancos), tentaram fazer ele casar...com uma personagem também Negra da África...que nunca antes haviam conversado...então tivemos um Ret-Con mostrando eles namoradinhos de infância(colocando a Tempestade com 13 anos pelos cálculos de quem verificou as idades).
Não bastando esse desespero, retcontaram toda a família da Tempestade, de Ladra do Cairo, o pai dela de fotografo de guerra passou a assessor da equipe de MARTIN LUTHER KING, os avós dela passaram a ser Negros Ex-Escravos Sulistas enquanto os avós maternos dela são da TRIBO AFRICANA QUE ORIGINOU A HUMANIDADE!!!!
Puta que pariu, incrivel como fazer a Tempestade a soma de todos os esteriótipos negros não fizeram ela liderar toda a raça afro-descendente como a messias pra derrotar os Celestiais e se tornarem a nova super-raça.
(Antes que me encham o saco, meus amigos negros que liam essas histórias concorcavam que eram extremamente racistas a favor de Wakanda).

7: Xorneto
Numa missão enquanto o Morrison refazia a imagem dos Mutantes(pelo bem ou pelo mal se vc gosta ou não foi uma lufada boa), Morrison nos apresentou um mutante chinês com uma "estrela no lugar do cérebro", ele era prisioneiro dos Nazistas atuais(a China), e os X-men o libertam....pouco tempo depois ele é convidado a participar da equipe principal e se torna um X-men(apesar de ser smere obscuro quais eram os reais poderes dele.
A Idéia do Morrison sempre foi o Xorn ser o Magneto disfarçado na equipe, terminado com a morte do eterno arqui-inimigo levando consigo a Jean Grey....problema?
A Marvel achou que o Magneto gabarito demais pra ser morto...e imediatamente a sua morte como Xorn...ele aparece vivo ignorante a tudo que aconteceu em seu nome, confundindo ainda mais e dando uma explicação de segunda...o Xorn(que foi salvo pelso X-men la no inicio) reaparece, preso de novo pelos chineses, revela que quem morreu foi o irmão dele...e que possivelmente existiria ainda um terceiro irmão.
A era Morrison nos X-men já não tinha muitos fãs...e com essas revelações...provamos que a marvel não era um desses fãs.


6: Avatar: a Lenda de Peter Parker
Com o imenso sucesso do filme do Homem-Aranha, a marvel entrou naquela velha mania de "atualizar os personagens com o filme"(nessa mesma época tivemos o Wolverine de 1,90m) e resolveram tirar os clássicos lançadores de teias...para isso transformaram o Homem-Aranha(um personagem Científico) como?
O Peter ser mordido por uma aranha radioativa não foi acidente, foi tudo manipulação de uma entidada chamada Deus-Aranha,  que se revelou após o Peter sofrer um ferimento mortal e ter feito um "casulo" aonde ele evoluiu, ganhando poderes como disparar teias orgânicas, ferrões que saltam do seu pulso, visão noturna e conversar com  araqnóides.
NINGUÉM entendeu(ou gostou) o pq dessa mudança...então junto com seu casamento, Mephisto fez ele esquecer essa baboseira toda...em teoria o Aranha ainda tem os poderes, mas apenas esqueceu deles.
Mas como se "esquece" de ter visão noturna?

5: Genese Mortal...
Na época a Marvel queria tentar tirar o Xavier dos X-men, deixar a equipe evoluir e mostrar mudanças(antes os X-men sempre pioneiros, agora estavam estagnados nas mesmas histórias), para isso os X-men precisavam perder a confiança sem eu mentor...Genese Mortal é uma tardia resposta a isso, visto que Surpreendetes X-men já tinha feito algo bem mais inovador e sutil que genese, sem falar que já tinhamos os procolos X pra mostrar que o Xavier não confiava completamente nos seus alunos.
Fora a pretensão...Gênese Mortal é uma história horrivel, mostrando um vilão misterioso e invencível retornando para revelar um segredo(enquanto um monte de humanos morre).
O segredo?Xavier antes de mandar a segunda geração de X-men resgatar os originais em Krakoa...mandou uma outra equipe de mutantes, que falhou e assim ele apagou a mente de TODOS pra ninguém saber dessa segunda equipe.
Problemas: pra inicio de tudo, essa "equipe do meio" era mais poderosa que a primeira e a segunda equipe de X-men...juntos!Com poderes como controle de todas energias, viagens no tempo, e moldar o solo como quiser, superam de longe gente como o Noturno ou o Pássaro Trovejante.
Não só isso como claramente a história começou a ser escrita sem ter conclusão, os poderes do Vilão Vulcan após revelados não fazem sentido com as Ilusões que ele praticava antes da revelação, a perda de fé dos X-men já tinha acontecido e toda a pretensão se perde...pq a série só fez surgir um vilão desinteressante e sem background.
Ainda queriam ret-contar dizendo que Krakoa não era inteligente...Vá se fuder, querer colocar "realismo" nessa história de merda.

4: Acólitos da Phoenix
Esse é recém saído do forno e esta tão alto na lista por um motivo....ela é um retcon imenso...e se contradiz sozinha.
A Phoenix voltou em rota de colisão com a Terra, destruindo planetas no caminho(com instruções do próprio roteirista pra ignoramos histórias passadas da Phoenix), Cilcope acha que a Phoenix está vindo pra terra pra devolver os poderes aos mutantes, enquanto os Vingadores simplesmente querem tirar a Esperança(a hospedeira da Fênix) da Terra fazendo a Entidade simplesmente mudar de alvo e só assim saber o que ela quer.
E agora o Retcon...a Fênix vem à Terra por causa da Feiticeira Escarlate ter bloqueado o Gene X(me acompanhem), e a Fênix liberta toda raça que tem seu código genético travado(perguntas no final)... e para isso escolhe um hospedeiro pra libertar, e exatamente cinco acólitos(que seriam as Luzes, 5 mutantes que surgiram após a Esperança ter nascindo).
Okay...primeiro essa história já fode com TUDO que foi escrito até então com a Fênix, Rachel Grey, Jean, Gemeas Cuccos nenhum outro hospedeiro da Fênix teve essa putarias, não bastando isso, a saga atual ainda tem uma relação da Fênix com o Punho de Ferro....que ainda não explicaram como funcionaria com essa nova teoria de "trava genética", não vai ter explicação de pq a Fênix se preocupa em travas genéticas...quando ela destrói planetas que simplesmente estão no seu caminho...e principalmente...
NÃO HOUVERAM 5 LUZES!!!!
7 Mutantes surgiram após o nascimento da Hope, um cometeu suicídio, enquanto outro era um Recém nascido que se recusava a sair do útero da mãe por considerar o mundo um lugar ruim e triste(Diga-se de passagem as únicas duas histórias boas da Esperança), Retcon d eum ano atrás essa merda teve.
Se bem que o autor dessa idéia já disse "tudo da Fênix está valendo, apenas ignore o que não esta sendo trabalhado", mas porra até o que vocês estão trabalhando não esta em sintonia!?!?!??!?!

3:  Merecia um Oscar
Essa esta tão alta pq é um Retcon quando isso não era moda, e mesmo na infância me fez parar de ler Homem-Aranha....la por volta do número 400 do Homem-Aranha, a Tia May morrendo de doenças pela velhice tem um belo momento com o Peter, falando o quanto ela o amava, que ela smepre soube que ele era o Aranha e repudiava o Herói pra tentar fazer o Peter parar e por ai vai.
Então algumas edições depois....ERA TUDO UM PLANO DO OSBORN!
A Tia May que morreu era na verdade uma Atriz contratada pelo Norman para...bem vocês sabem...cuecas-????-Lucro...enquanto ele mantia a verdadeira May sequestrada.
Pra que se mantém alguém sequestrado sem avisar ninguém?
QUal o plano disso?
Pq acham que a Tia May é realmente obrigatória pro Peter Parker?
GAHHHHHHHHHHHHHHHH

2: Canil do Wolverine
Graças isso ta acabando..nem sei se vou poder ler quadrinhos depois de revisar tudo isso....Bem como todos sabem...Wolverine=Arma X...e é isso relação nenhuma fora duas palavras soltas que fazem qualquer um usar como quer no contexto.
Bem o campeão de Retcons em sua vida(que deveria ser misteriosa), teve seu ápice quando tentaram revitalizar sua galeria de vilões, assim um cara que estava "acima" e manipulando o projeto Arma Extra chamado Romullus começa a infernizar a vida do Logan, numa turnê mundial milhares de figurantes do Logan começam a morrer, incluindo 80% de sua antiga galeria de vilões...tudo isso pra no final termos esse vilão novo, Romullus....que é uma cópia com esteroídes do Logan...ahhh não acaba ai.
Rommulus explica que os dois são uma outra raça...assim como os Humanos evoluíram dos Macacos e os Atlantes de peises(sei la), o Logan, A Lupina, Dentes de Sabre, Feral e todos os outros mutantes lupinos...são uma raça que evoluiu dos lobos.
E que se divide  em "pelos negros e pelos loiros" (as ruas raças tem um ódio  uma pela outra, isso pra explicar pq o Dentes e o Logan se odeiam), e que Rommulus estava treinando e testando o Logan para....bom ai não sei...aliás ninguém sabe...se isso foi revelado nos quadrinhos ninguém estava mais lendo a revista.
Puta que pariu...aliás com garras, sendo filho do Dentes de sabre, e enfrentando o Anjo da morte cada vez que morria...dava pra fazer um Top 10 só com o Logan.

1: Marcha das Gwens
Na época que J.Michael Strakcycnksiesz, ele resolveu trazer a tona dois filhos da Gwen Stacy, qe ela e o Peter deveriam ter tido numa época que nas revistas ela tinha ido viajar pra Europa, isso tudo para trazer para a nova Geração e relembrar que a primeira namorada do Peter e a Morte dela(um dos principais acontecimentos dos quadrinhos, e para muitos o início da era de Bronze)...mas dai a Marvel achou que "dois filhos adultos do Peter" iam envelhecer demais o personagem e decidiram que os filhos seiam de Norman Osborn!!!!
Em mais um de seus mirabolantes planos a longo prazo, Osborn após sem saber e ter escondido de todos que tinha trepado com a Ex-namorada do filho dele, ajudou ela a esconder os bebês na Europa, matou a Gwen pra atormentar o Aranha e esconder dele os bebê, empregou CIÊNCIA(!!!!) pra acelerar o crescimento deles, e os treinou para serem assassinos e assim ter sua vingança contra o Homem-Aranha.
PUTA QUE PARIU!!!
Toda essa idéia é uma bobagem tão grande, absurda e idiota....que a própria Marvel fez uma edição que a própria Gwen Stacy vai furiosa até Stan Lee(quebrando a 14º barreira), e reclama pra ele que os roteiros tão uma merda tão grande que a transformam do nada na MAIOR VADIA DOS QUADRINHOS
Essa história era tão ofensiva, que só foi esquecida quando conseguiram escrever uma história pior pro aranha chamada "Um dia a Mais"...

Relembrando tudo que a Marvel já fez de ruim com as histórias que eu gosto...apenas posso me expressar com esse vídeo: