segunda-feira, 20 de junho de 2011

X-men First: Class

Ta okay okay eu lembrei que tenho um blog...e como tão me pedindo pra fazer o review desse filme vou adianta-lo , e depois me dedicar a um projeto paralelo!

Bem pra começar o filme tem suas falhas, mas é bom, realmente bom PRINCIPALMENTE se comparado com os 4 primeiros filmes, e isso está me irritando mais nessa história toda.

De uns tempso pra cá...simplesmente começaram a usar os filmes dos X-men para comparar outros...e na boa..eles são ruins e alguns péssimo!Mesmo assim coloco coisas como "Tão bom" ou "o X-men 2 é melhor"...eles não são....não sei se me fiz entender...mas TODOS os 4 primeiros filmes dos X-men são uma porcaria.

Lembro que mesmo para a época o primeiro X-men era um filme ruim, sua popularidade se deu mais pelo pessoal que assistia o desenho dos anos 90 ter envelhecido, uma enorme campanha de marketing que comia um bom orçamento do filme(uma ajuda da MTV) e principalmente pq o filme só podia ser comparados com os ultimos filmes de super-heróis:

Nunca tive problemas com "realidade alternativas" ou adaptações modificadas(X-men Evlution e até o Marvel Super Hero Squad são bons exemplos)...eu sou um leitor de quadrinhos e sei aprovo mudanças desde que não se mude o básico e os X_men são:

"Jovens com poderes especiais que são unidos e treinados para protegerem aqueles que os temem e odeiam"...e isso é uma das porcaria snos X-men, normalmente a parte de serem jovens normais voa pela janela em instantes(mas isso falo outro dia) e no filme foi pior ainda, os X-men sequer eram uma equipe, Apenas Jean Grey, Ciclope e a Tempestade eram os X-men, levando em conta que o Wolverine e a Vampira são da equipe na metade do filme, outro problema é que qualquer demonstração de racismo é a mais idiota eesquecida possível.
Mesmo com os problemas de adaptação ou se basear nos X-men, aliás esquecemos quem são os X-men...temos 4 filmes de ação que vão de ruim ao péssimo:

Em X-men1 temos a perspectiva da Vampira e do Wolverine, até ai nenhum problema, Mutantes e Mutação são esfregues na cara do espectador diretamente, mesmo assim o mundo aond ese passa o filme é extremamente limitado, a trama ainda segue com o Magneto(direto apontado como vilão) inventando/obtendo/roubando uma maquina que transforma humanos em mutantes...mesmo sem nenhuma explicação dela ou pq funciona..ele põe o plano em prática, precisa de outro mutante com os memsos poderes que ele...lucro cuecas...a máquina está na tocha da estátua da liberdade..e ele quer transformar os líderes mundias em mutantes...má que porra¬¬

O segundo filme continua com esse mesmo problema, a história não tem muitas explicação, e temos o completo abandono dos X-men para passar o foco para o Wolverine, sendo toda a trama envolvendo seu passado mistérioso, claro eu ODEIO mesmo o uso da "corporação militares secreta criada para fazer merda", mas sério..quero que me expliquem porque eles desistiram de transformar mutantes em arma para MATAR TODOS OS MUTANTES DO MUNDO!!!
Sendo que mantinham toda a estrutura para implantar adamantiun.

O Terceiro filme é uma confusão, a trama mandou um abraço, o ego de atores está elevadíssimo(temos que aguentar um monte da Hale Bale só pq ela ganhou o Oscar político e por andar nua), e mesmo assim é o filme que acho mais simpático, equivalendo a um filme ruim da Tromafilms, estranhamente alguns fanboys isentam a culpa do diretor Brain Singer(que fugiu da produção aos 45 do segundo tempo) e o acalmavam para voltar...vou te contrar¬¬

E então veio o filme solo do Wolverine, completamente inflado pelo seu protagonista Hugh "Não parecço com o Wolverine" Jackman(sim eu sei que escrevo o nome de todos errados, é o máximo de consideração que eles merecem de mim), efeitos especiais péssimos...realmente péssimos...nem um filme dos anos 90 do Burt Reinalds é tão ruim...e uma trama fraquissíma, sem motivo, nexo com furos tão grandes que da pra passar Transformers 2 no meio.

Fora isso(o filmes serem podres) ainda tenho umas reclamações,as lutas, podem ser boas,mas a maioria é simplesmente lutas mano-a-mano, e que se resolvem em "um personagem usa os poderes enquanto o outro não", não temos a "dinâmica de grupo" ou cenasque parecem uma briga mesmo, veja o final de X-men 3, temos uma equipe inteira de X-men...e eles ficam parados enfrentando sozinhos cada um um grupo de mutantes figurantes sem poderes. :/

Outro problema é o "visual dark-matrix é cool", tudo é escuro, sem emoção ou carisma, como se todo o mundo tivesse ums ó estilo, nenhuma roupa(mesmo a de crianças) é colorida, sei que não queriam usar os colan coloridos(estranhamente não foi problema em nenhum dos outros filmes de super heróis, desde Batman Cavaleiro das Trevas á Kick Ass), mas substituir tudo por macacões de couro?Isso não piora ainda mais o movimento?

Mas como disse, são filmes ruins...e outro problema NÃO tente encaixar o First Class com os outros 4 filmes, nem mesmo os dois primeiros filmes se encaixam, e existem uma "história" entre o segundo e o terceiro filme que só se explica no VIDEO GAME DO PS2(que seria a omissão do Noturno e outras coisas).
Agora ao Firts Class...ele é um filme bom, bem pensado, divertido e com várias cenas boas, boas atuações, um cenário dos anos 60 não-esteriotipado, e os personagens mesmo as vezes sem falar tem personalidade, Maré Sangrenta e o Azazel, memso sendo mais que figurantes têm estilo.

O filme tem seus problemas:
-A Escalação da Emma foi péssima, e nem sei o que era pior, a bunda murcha ou o enchimento falso dos seios, aliás a moça é uma atriz?Pq achei fraquissima sua atuação, mas ótima quando ela simplesmente fazia uma pose9se ela for modelo isso explicaria)
-Alguns efeitos são extremamente estranhos aka bambolê do destrutor.
-A fotografia do filme(mesmo sendo ótima) dava mais a impressão de ser um seriado da HBO(tipo Bando of Brothers) do que um filme hollywoodiano.
-Mas pra mim a pulga atrás da orelha foi o vilão ser o Shaw....quando claramente ele deveria ser o Sr.Sinistro:

Veja bem, sei que vão me dizer que o Sr.Sinistro não tem conecções com o Club do Inferno...mas elas seriam fácilmente adicionadas, mas o Shaw como um super cientista que trabalha pros Nazistas, e com poderes muito diferentes dos quadrinhos(mais uma vez no Sr. Sinistro não ia ser diferente) e fora a motivação de sair por cima de uma sociedade pós-apocaliptica comandada por Mutantes, mais uma vez...Sr.Sinistro funcionaria bem melhor.
(não basta ser um assassino Bad-Ass, que parece um demônio e usa uma beca estilosa...ainda deram uma cicatriz no rosto pra ele)

Fora isso algumas reclamações com o filme são bem estranhas:
"Os X-men não estão acertados cronológicamente"
Bem FODA-SE! daqui apouco tem neguinho querendo que o Monolito ou o Alpha apareçam nos filmes.

"O Xavier e o Magneto ficam amigos muito fácil"
Porra eles estavam a mais de dua semanas trabalhando juntos diretamente (fora que até então eles realmente não tinham amigos, o Magneto por ser um assassino e o Xavier por ser um mega nerdão), qualquer pessoa que já teve um emprego na vida, já estava conversando e até saindo em festas com companheiros de trabalho(fora as minas que hoje em dia tu come na boate e elas te acham o amor da vida).

"Tinham personagens demais e muitos não foram bem explorados"
Viu igual aos quadrinhos.

Não se deixe enganar por outros ou pela sua própria memória, o X-men First Class é um ótimo filme de super-heróis, e realemnte o melhor disparado dos Mutantes, tem seus problemas(e estranhamente esse filme poderia ter sido feito pra telas em 3D), acredito que ESSE sim fi um bom começo para uma franquia(apesar de nãod ar notas tão elevadas quanto 9,0), mas mesmo sendo um filme bom, espero e muito ver os X-men fora das mãos da FOX!

Nota: 7,5

Agora fiquem uma animação que é a mais fiel baseada nos quadrinhos:

11 comentários:

Juliane disse...

Comparando os outros, inclusive o Geração X (ARGH!!!), melhor filme da franquia sim.
Apesar de umas falhas estéticas (Emma não convenceu), vilões errado (concordo que tinha que ser o Sinistro) cronologicas mesmo (Destrutor???? Aff...seria melhor terem colocado o primeiro Pássaro Trovejante ou o Morfo!), mas tem seus pontos altos e a Mística adolescente e o Hank foram as melhores coisa do filme!

Avalanche(Lance) disse...

Gostei de terem colocado o climax do filme na "crise de mísseis de cuba"

pô geração X ou Wolverine Laranjas...qual seria o pior filme?

AHh esqueci um problema do filme novo...o que deu errado na maquiagem da mística?Note que a atriz mal pode se mover...e perde quase toda a expressão do rosto quando está azulzinha...eu hein...

me deu uma agonia quando o Xavier leva um tiro...e fazia tempo que eu não me importava com um personagem de filme.

BrunoArctic disse...

Só isso? Que saco, prefiro quando você não gosta do filme(tanto que o da trilogia ficou bom XD).

Cara eu achei bem bão, mas o único motivo pra isso é Xavier e Magneto. De resto o filme simplesmente não funciona. Sério, até o X-1 consegue ser mais carismático e ter uma cena de merda que marca, como a Tempestade Vs Groxo [:p]

Tire Magneto e Xavier e você só tem um vilão foda.

E nem acho que o Shaw funcionaria como Sinistro, cujas motivações são todas de fins científicos. No filme tudo o que ele fez foi analisar o Magneto quando criança...

O Shaw no filme ideologicamente foi fiel ao personagem da HQ, com uma mistura de Magneto pra criar a trama...

Mas enfim, Magneto ficou foda demais e como início de franquia o filme é bem válido.

BrunoArctic disse...

Ah, o clímax do filme é muito bom sim. Alias toda a trajetória dos dois personagens foi muito boa. E porra, a amizade deles não deve em nada a da HQ...

Mas sério que não vai falar do Fera? XD

Jacques disse...

Ainda não vi, mas dizem que este filme vale a pena.
A bagunça cronológica realmente não importa, a diversão está acima disso.
E os filmes de heróis da década de 90... Pelamor...
Nem dá pra considerar...
Acho que muitos filmes saem ruins pela intromissão dos produtores, que NUNCA LERAM UM GIBI NA VIDA e querem ensinar motorista aposentado a dirigir.
E como são eles quem liberam o dindim, a coisa fica preta e russa.
Estão dizendo que o Lanterna Verde ficou uma bagaça de ruim...
Pelo jeito, o pessoal não aprende mesmo.
Até mais.

Evil Monkey disse...

"Fora isso algumas reclamações com o filme são bem estranhas:
"Os X-men não estão acertados cronológicamente"
Bem FODA-SE! daqui apouco tem neguinho querendo que o Monolito ou o Alpha apareçam nos filmes."

Exato.

Eu tenho dois amigos que não gostaram do filme pois não tinha o Ciclope nem a Fênix.

WHAT THE FUUUUUUUUUCK!?

Eu não entendi bem o argumento deles, era algo como "não é X-men se não tem o ciclope e a Fênix pois eles estão desde o começo".

FODA-SE!

Mas bem, boa crítica, eu teria dado uma nota um pouco maior, algo to tipo 8-8.5, mas 7,5 dá também.

Unknown disse...

Não te falei que d[a nos nervos aquela guria fazer a Emma? E é isso, minha opinião é bem parecida com a tua...e pelo que anda rolando nos bastidores, eles meio que vão realmente mandar os movies anteriores pra dimensão paralela...E quanto a Fox largar o osso, acho difícil, pq foi prá não largar o osso que eles fizeram First Class ^^'...Deu errado na maquiagem da Mística e no CG do Fera hehe
"Juliane disse...
Comparando os outros, inclusive o Geração X (ARGH!!!)"
Tá viajando menina, esse filme da vovó Emma nem existe U_U

Juliane disse...

Filha, o filme existe (infelizmente), Não dá pra esconder algo de que tão ruim ficou só pra vídeo e ignorado até pela sessão da tarde.
http://geracaox.zip.net/images/argnox.JPG

Tem que entrar no roll de: o que não fazer em um filme de super-herói.

Avalanche(Lance) disse...

Hey se falarem pela 3ª vez sobre esse filme ai ele reaparece hein!


O fera tava no filme?Achei que ele virava um personagem do Final Fantasy[:P]

Macaco...o Ciclope até vai, ele realmente é um X-men importante....mas a Fênix?Teu amigo já erra confundindo a Fênix com a Jean Grey....tsc tsc

Bruno Müller disse...

Ainda não vi o first class, mais por falta de tempo mesmo. Mas concordo com você em reação aos primeiros. Sempre os achei péssimos,embora na épocado primeiro filme todo mundo cagava o pau,inclusive dizendo q "X-Men estava trazendo de volta a mesma euforia de Batman de 1989". E a maioria dos elogios elogiava o filmecomparando com Batman & Robin. Porra,eu sei q Batman e Robin é ruim!! O fato de um filme ser ruim não justifica a qualidade do outro!!!!
Hoje em dia a galera meio q percebeu a cagada q esses filmes foram.

http://prunosland.blogspot.com/

Anônimo disse...

Será que se a FOX perder os direitos de lançar os personagens do X-Men no cinema, a Disney passará a lançá-los?