domingo, 30 de outubro de 2011

Universal Horror part 3

Como parte de nossa tradição de Halloween(que eu nunca sei o dia certo) estou voltando com a terceira parte dos clássicos do Universal Horror(Atrasado por causa da minha outra tradição de Halooween de ter problemas na barriga)!
A década de 40 vai ser a Era do Lobisomen, foi quando a Universal lançou mais filmes de horror estagnando por um bom tempo o estilo.
Infelizmente pela quantidade de filmes lançados nessa época, vou ter que deixar parte deles para a próxima matéria...
Black Friday (1940)(conhecido como "Sexta Feira 13")
Filme curioso, apesar de pouco famoso, ele é quem vai popularizar o cliché científico de "transplante de cérebro", um Doutor famoso realiza um experimento em um amigo após esse se envolver num acidente de carro, ele transplanta pedaços do cérebro de outro acidentado no seu amigo que quando se recupera começa a ter uma transformação na personalidade.
Apesar de pouc famoso, o filme é curioso por colocar no título os dois grandes nomes das eras passadas, Mas Karloff que estava escalado para interpretar o Professor, bateu o pé para interpretar o Doutor, e Bela Lugosi, que seria o Doutor foi escalado para um papel bem menor.Quem agradece a isso é Stanley Ridges, que após anos sendo coadvante ganhou um papel principal e foi reconhecido pela sua atuação nesse filme.
O Retorno do Homen-Invisível(1940)
9 anos após o filme do Homen-Invisível um homem é acusado de matar seu irmão, enquanto aguarda a pena de morte, o irmão do Dr.Griffing(o Homem-Invisível) injeta nele o soro o fazendo invisível, enquanto ele tenta desvendar a verdade sobre o assassinato de seu irmão, um policial da Scotland Yard investiga o sumiço.
Apesar de ser o papel principal do filme, Vincent Price aparece mais ou menos por um minuto no filme, sendo apenas uma voz sem rosto durante a película.
Esse é considerado um dos melhores filmes de horror da época.
A Mulher Invisível(1940)
Uma comédia da época, um Professor cria uma máquina da invisibilidade e testam numa modelo recém desempregada, que usa seus poderes para infernizar seu antigo patrão.
O filme apesar de leve causou um reboliço, por ser explicito em dizer que a personagem está nua durante boa parte do filme.
A mão da Múmia(1940)
Apesar de alguns fãs clamarem, esse filme NÃO é uma continuação do filme "A Múmia", ele é um "Remake" ou um novo começo da série, a história é quase a mesma,mas com novos personagens, e esse filme que irá fazer as sequências da série.
Man-made Monster(1941)-renomeado Atomic Monster anos depois)
Após um acidente de ônibus numa linha de energia, todos os passageiros são mortos, menos um que se descobre ser imune a eletricidade, se apresentando como o Homem-Dinamo, ele eventualmente é abordado por dois cientistas que querem estudar seu caso, mas um dos cientistas quer usar o conhecimento e o caso único para criar um exército de Zumbis.
Apesar de não ser tão ruim, esse foi o filme mais barato da Universal na época, e foi filmado em apenas 3 semanas.
O Lobisomen(1941)
Após já ter aparecido em vários filmes o personagem do Lobisomen só se torna popular nesse filme, a história simples(um homem voltando a cidade da família para reencontrar seu pai) e os efeitos especiais(a transformação é até hoje bem feita) popularizaram o personagem de vez...
Claro que mesmo assim algumas coisas ficaram estranhas, o conhecimento popular da transformação ser ativado pela lua cheia não é parte da maldição que diz no filme, segundo a história o Lobisomen surge no Outono como se vê no verso:
Até o Homem que é puro de coração
que reza suas orações a noite
pode se transformar num lobo a noite, quando a Wolfsbane florecer(uma espécie de planta)
e a lua de Outono está brilhante
Normalmente para encaixarem a história da lua cheia modificam o ultimo verso:
e a lua está está cheia e brilhante

Lon Chaney Jr(1906-1973)
Ficou famoso por ser o Lobisomen, filho do Ator de cinema mudo(que interpretou o Corcunda de Notre Dame) o pai o desencorajava de seguir a carreira, e Lou Junior só foi começar no cinema após a morte do pai(até então era um conhecido homem de negócios), após 3 anos no cinema conseguiu seu primeiro papel creditado(em 1935) e apesar de ser aclamado como um ator de drama(1939 ratos e homens) sua paixão acaba por ser os filmes de horror que ele semrpe retornava apesar de cada vez menos credibilizada a série, seu ultimo filme é o Frankestein encontra o Drácula de 1971.
Apesar de ser normalmente lembrado por ser uma pessoa boa e adorada pelos companheiros de trabalho, criou muitas inimizades, havia um mútuo desprezo entre ele a a triz Evelyn Ankers(mas que tinham uma incrível química na tela, o que fazia os dois sempre serem escalados juntos), quebrou um vaso na cabeça do diretor Robert Siodimak e quase estrangulou o ator Frank Reicher durante a filmagem de "O Fantasma da Múmia" em frente as câmeras.
Lou Jr vem a falecer em 1973 de câncer, seu neto Ron Chaney,ainda tenta manter a imagem do avô vivo aparecendo em convenções, e terminado o livro que Lou nunca conseguiu publicar(a história da família Chaney).
O Gato Negro(1941)
Refilmagem do filme de 34...e não sei pq hoje ficam reclamando de Remakes...eles sempre existiram.
O Fantasma de Frankestein(1942)
Esse filme é a marca da Universal, filmes de monstros não mais seriam da linha A e agora seriam filmes B(cortes no orçamento).
A História segue a saga da Criatura de Frankesntein, enquanto a vila local força o prefeito a organizar um ataque contra o Castelo de Frenkestein para o destruir de vez, Ygor ainta tentando reviver a criatura, a encontra e foge com ela a procura do segundo filho do Cientista para ajuda-los.
o Filme trás o ator Lon Chaney(o mais conceituado da década) como a Criatura, que somente nesse filme é explicitado que a criatura é cega (e dai a explicação do porque ele caminhava com os braços para frente, coisa que a Criatura não fazia até então e passou a ser uma das suas marcas registradas.)
O agente Invisível(1942)
Esse é um filem de propaganda para a guerra, o Neto do Homem-Invisível original emigra para os EUA e começa a viver uma vida normal, até o dia que é rendido por agentes do Eixo(um alemão e um japonês), Griffin escapa e busca a ajuda do exército, que o pede para liberar a fórmula do Homem-Invisível, mas a condição é que ele só poderia usar a fórmula em si mesmo.
O Filme segue como uma história de guerra.
A Tumba da Múmia(1942)
A Continuação da Mão da Múmia, esse é considerado um dos piores filmes de Horror da época, principalmente se considerado contra as outras franquias de monstros.
Nesse filme para as filmagens de perto, Lon CHaney precisou ficar 8 horas na maquiagem, mas nas tomadas distantes foi usado apenas uma máscara de borracha.
Frankstein encontra o Lobisomen(1943)
Remakes e crossovers, marcam a geral falta de idéias novas, o filme é uma continuação direta das duas franquias, mas com Lon Chaney voltando ao papel de Lobisomen, deixando o Frankestein vago para finalmente Bela Lugosi interpretar, que por estar com 60 anos precisou d emuitos dublês).
No filme Talbot é revivido quando sua tumba é desencavada, procurando uma cura(já que prata não é a solução final como diz a lenda), ele procura o diário de Frankestein, acidentalmente revivendo a criatura mais uma vez.
a Criatura no filme volta a sofrer vários problemas, o filme que no papel teria a mesma quantidade de tempo para os dois monstros, passa a ter o Lobisomen como principal, todas as falas do monstro foram cortadas o deixando apenas com gruninhos(o sotaque de Bela Lugosi fez com que os produtores achassem a criatura engraçada), e sua cegueira não é explicada nesse filme, fazendo com que o caminhar se tornasse estranho, no filme ainda existem cenas do mosntro falando,mas sem voz.
O Fantasma da Ópera(1943)
Remake do filme de 1925, o filme contava com enormes sts, incluindo , o filme estranhamente não utilizava o set original da casa de ópera(que existe preservado até hoje), a cena do lustre foi refeita utilizando várias câmeras para pegar a maior quantidade de ângulos de uma só vez, mesmo com os críticos reclamando que o filme é mais um musical(grandes partes dele são óperas), o filme foi um sucesso.
O filho de Drácula(1943)
Terceiro filme da série do Vampiro, história simples, a pedido de uma das suas filhas, o Coronel Cadwell de Nova Orleans convida o Conde Alucard para uma visita, pouco depois da chegada do Conde o Coronel morre de causa naturais, deixando tudo para suas filhas, uma delas que acaba casando com o Conde para a surpresa do Noivo dela.
O Filme foi o primeiro a mostrar a transformação de Vampiro para Morcego em tela, o filme ainda situa o primeiro da série se passando no século 19, apesar do título, Alucard nunca poderia ser filho do Conde pela diferença de idade(no máximo um antepassado), mas um dos personagens confessa que o Alucard é na verdade o próprio Drácula, mesmo assim em homenagem a esse filme muitas histórias colocam o filho do Drácula se chamando Alucard mesmo.
Se você não notou Alucard é Drácula ao contrário.
Captive Wild Woman(1943)
Filme menos e pouco conhecido, não sei explicar muito bem, só o vi uma vez e foi tão tarde que mal lembro de nada que ocorre nele, procurando mais informações o filme tem uma estranha trama envolvendo Gorilas de circo e um cientista que quer trasnformar um animal num ser humano(realmente não entendi pra quê).
E no final...temos uma mulher ciumento....experimento Fail!
The Mad Ghoul(1943)
Um Professor e seu aluno estão estudando um gás que era utilizado pelos Maias(não era de verdade,mas estamos estamos brincando), utilizado em sacrificios e dissecações, após experiências com animais, eles conseguem reviver um pequeno macaquinho, matando ele com o gás e depois o revivendo com o mesmo.
Bem nessa história de Zumbi, os cientistas descobrem que os ressucitados precisam se alimentar do líquido presente nos corações(literalmente, nenhuma baboseira de desenho) para continuar a se mover.
Normalmente a palvra Ghoul é traduzida como Carniçal em RPGs.
Chamando o Dr.Morte(1943)
O primeiro da série de filmes "Inner Sanctum Mystery", filmes da Universal que eram adaptações de programas de rádios antigos, a história desse filme é interessante, dias deposi da morte de sua mulher, o Médico Mark Steele perde a memória, mas sabe dos casos de infidelidade da Ex-mulher.
Convencido que ele mesmo matou sua mulher, ele sai atrás da verdade.
A Mulher Estranha(1944)
A Franquia Inner Sanctum se mostrou popular, e a Universal segue atacando com ela.
Professor Norman Reed passando pelos mares do sul, se casa com uma exótca nativa, que os habitantes de sua ilha acreditavam ser um ser supernatural.
Dead man's Eye(1944)
Inner Sanctum ataca denovo, agora com a história do Artista Dave Stuart, que após perder a visão recebe a ajuda do pai de sua nóiva que oferece seus olhos quando morrer, pouco tempo depois seu sogro morre prematuramente e Stuart é o primeiro suspeito.
O Climax(1944)
Originalmente era pra ser a continuação do filme O fantasma da Ópera de 1943(no final do filme se da a impressão do Fantasma ainda estar vivo), mas essa idéia foi riscada.
Utilizando o preservados cenários dos dois Fantasmas da Ópera, o filme trata da história do médico do Teatro que era noivo da cantora, por ciumes ele a mata, 10 anos depois uma jovem cantora o faz lembrar de sua antiga noiva, e ele se torna obssecado pro ela.
A Casa de Frankstein (1944)
O primeiro multi-monster movie, também conhecido como "Monster Rally"
, que seriam as novas aparições dos monstros da Universal,mas utilizando apenas os personagens em detrimento(yeahh palavra dificil!) da continuidade das séries(mais uma marca da queda do género).
Apesar de tantos monstros, a história é sobre um cientista fugindo da prisão procurando vingança, ele assume um show de aberrações e com a ajuda de um corcunda, parte procura e utiliza os monstros da universal (Drácula, A Criatura de Frankstein, e o Lobisomen) contra seus antigos associados.
A Vingança do Homem-Invisível(1944)
Quinto filme da série do Homem-Invisível, também um menos expressivo, o cientista tentando replicar a fórmula da invisibilidade a testa num fugitivo da prisão, que utiliza seus novos poderes para aterrorizar a família que ele acredita que o traiu.

Bem estamos só na metade da década, mas devido a quantidade de filmes vou deixar o resto dos anos 40 e juntar ele com os anos 50 ano que vem, para o ultimo suspiro do universal Horror.
Até la....sei la...aproveitem hoje para fazer uma festinha:

6 comentários:

Bruno Müller disse...

Só uma coisa, o 1º Fantasma da Opera é de 1925 e não de 1920.
Muito bom e informativo o post, sobre esses filmes da universal menos conhecidos do público: continuações, remakes e crossovers. Até hj pouca gente soube que Lon CHaney e Bela Lugosi chegaram a interpretar o Frankenstein. Eu mesmo não conhecia um monte desses, vou atrás, XP
falows man!

Avalanche(Lance) disse...

Pior Bruno que eu sei disso, e me lembrei que escrevi a data do file errado quando fui comprar cerveja...

Carpano disse...

cara, filme de terror me da sono... não da pra tu falar dumas comedias? eu gosto mesmo é de rir, sabe...

Avalanche(Lance) disse...

A comédia está morta...mas você deveria tentar sitcons americanos, eles normalmente avisam quando você deve rir, o que parece ser seu problema.

Carpano disse...

não, não... eu sei exatamente QUANDO rir, só não sei DO QUE...

Márcio, o Couto disse...

^ Isso continua sendo um sério problema.

Parabéns pelo post, Avalanche, desculpe por demorar tanto assim para postar, só o vi agora.