sexta-feira, 11 de maio de 2012

Retro City E 50 anos de Maurício.

Olhaa sei que eu to preguiçoso e tenho sobre oque escrever...mas vocês nos comentários também estão muitooooo quietos e vocês só precisam escrever uma fase ou colocar um monte de "K" em linha....ou me xingar em anônimo...uma galera faz isso.
Bem...RetroCity, lembro que eu estava presente no lançamento dessa....revistinha?Grafic Novel?Compilado caro?...bem e estava lá acompanhando uns amigos, aparentemente o projeto era de um professor de desenho dela, e lá estavam um monte de alunos pra comprar o material de seu professor...alguns hipster de quadrinhos...e eu....felizmente a livraria estava distribuindo vinho então considerei mesmo em ficar por ali.

Bem, como a revista não é minha e não posso danificar ela mexendo no scanner, se estiver afim imprima essa matéria e leia enquanto lê uma cópia dessa revista medíocre.

Bem, a revista começa com...um MAPA da cidade, seguido por uma página com descrições de cada bairro no mapa, algo que seria legal num livro de RPG, mas ninguém vai voltar a essas páginas por causa das histórias....seguidos disso temos, mais uma enorme página falando de como é difícil, o projeto e homenagens a era de prata e de ouro dos quadrinhos e até aos Pulps antes disso, tudo isso pq a revista tem uma data no título(e outras coisas).

E começa nossa história com a parte do Tritão, bem desenhada,mas a história é apenas uma narrativa de uma testemunha, que viu o herói salvar seu navio...e depois...bem um iceberg cai e morre a esposa dele...Tritão é oficialmente o pior herói da história(e vocês reclamando do Aquaman).

(Entre as histórias temos partes do jornal que explicam mais sobre o cenário, coisa que as HQs não ajudam, e colocam uma noticia besta envolvendo os colaboradores do projeto, fica chato logo).

Segunda história é sobre Liberdade, uma super-soldado única com poderes (aparentemente) iguais aos do Capitão América...e só sei disso pq conheço o Capitão, a história não é clara sobre isso, ou mostra qualquer coisa é só ela disfarçada batendo em bandidos, ela é a mais esquecível, na própria revista quandoe la reaparece vc pensa "ahh é tinha essa ai".

Tao é um artista marcial, playboy milionário que perdeu os pais...é...apesar da história ser meio idiota por ele enfrentar...peixes cobra gigantes(sei que é era de ouro...mas esse monstro és ó sem graça), mas a narrativa é interessante por apresentar o personagem em uma conversa entre outros 3 personagens que falam de sua identidade secreta...o problema...é que TODOS falam em quadros recordatórios...e realmente chega ao ponto que não se sabe quem está falando....pois bem...

Aqui vou falar...o desenho dessa história é simplesmente uma merda, o roteiro não segue atrás, a começar pelo nome do herói, Temporal é um velocista, com o diferencial que ele controla o tempo ao invés de correr...o problema é esse nome...porra Temporal remete a chuva forte caralho!

E após o temporal(viu!remete a clima) vem a bonanza, uma história bem desenhada e argumentos bons, Futura (não tinha uma personagem chamada assim nos desenhos dos anos 80?) é uma policial(?) do futuro, que em 1939 começa a namorar um piloto de carros(foda-se a linha temporal!Eu quero é trepar!), e possui um anel cheio de poderes que detecta o perigo(e faz batata frita)ela é a mais interessenta das personagens, pelo diferencial dela estar nos anos 40 mas confundir toda a cultura do século vinte, volta e meia usando roupas e expressões de anos mais tarde.

E agora o principal, a homenagem ao primeiro e maior Super-Herói já inventado...o homem que sem ele não existiria todo um véio da cultura da humanidade...e temos...o Homem-Atlante...que fora o péssimo nome...é apenas um cara vestido como um gladiador romano, coisa que existiu por uns anos na própria DC, e ainda é um dos personagens principais no RPG Mutants & Masterminds...e vou dizer...é mais uma história droga, além da falta de imaginação sobre o personagem...a história não é sobre ele..é sobre o ponto de vista de uma das alunas dele...e desenhado num estilo escraxadamente japonês...numa revista que deveria ser uma homagem a quadrinhos da era de Ouro-Tsc.

E temos finalmente uma história aonde juntamos todos os personagens, e é o mesmo de sempre, alguns se dão bem, alguns brigam blablabla, salvam o cientista bonzinho que não teve caracterização, enfrentam mais peixes cobra gigantes...desculpe mas é dificil me concentrar nessa história(que devia ser a mais importante) quando o desenho dela é pior dos que o Ota faz na revista MAD, ahh e a mulher do Tritão morre de novo, ele acaba de ser o PIOR herói da CRIAÇÃO, as mulher dele morreu duas vezes na sua estréia...e acaba com o vilão por jurar vingança ou algo assim...mas espero que realmente não tenha continuações.

Sério a revista é incrivelmete amadora, e nada contra eu tenho muitas revistas feita por iniciantes,amadores ou de finais de curso...mas essa é horrvíel pelo preço(30 e poucos pilas) ou seja é o principal problema de Necronalta, é algo extremamente luxuoso....e fraquíssimo, sabe reclamar que o mercado brasileiro é ruim é uma coisa...forçar ele a ser ruim é outra.

Bem essa vai ser curta...a revista de cinquenta anos do Maurício...é um caso estranho...saber se o Maurício de Souza foi bom para o mercado nacional...ou se foi ele quem estagnou de vez com a falta de colaboração ou de crédito aos seus funcionários...é algo pra outro dia, mas sim ele é parte importante de nossas infâncias.

Mas...a revista...bem veja, ela parece um projeto escolar, pegaram um monte de desenhistas famosos(ou sei la) e falaram "faça uma história para a revista dos 50 anos", e na boa...alguns fizeram literalmente isso, um monte(um monte mesmo) fez histórias do Astronauta, e isso achoq ue é uma grande falha do Editor da revista(o Sydney Gusmán, que deveria entrar na nossa lista de vilões ao lado do Warren Ellis), por exemplo temos duas charges(que totalizam 3 páginas) mostrando Punks fazendo tatuagens da Turma da Mônica.

E ai entra o problema do projeto, entre histórias bobas(pras crianças), histórias depressivas(pra adultos?) e coisas que nem são histórias(pro Do Contra)...a revista é uma homenagem pro Maurício, é uma boa pros desenhistas ganharem publicidade(de um autor que nunca deu crédito XD) e uma boa pra quem ta ganhando dinheiro com isso(afinal fizeram mais 2 volumes...imaginando a qualidade do 3º)...mas e na boa? e os Fãs? as pessoas que gastam dinheiro nessa merda toda de mercado?Editores deviam pensar mais no público e não em suas alianças nepotistas ou amizades.

Nota por  Astro..er..Retro City: 3,5
Nota por 50 Anos do Maurício: 5


Eu queria ter feito um review do filme: Tekken Blood Vegence, ia ser quadro-a-quadro, mas na boa o Spoony já comentou meus pontos:





2 comentários:

Anônimo disse...

bom, pra deixar de ficar quietos precisamos de postagens para comentar :D! postagem legal!

ze ruela disse...

Porra, o avalanche não posta mais nada interresante vai tomar no olho do seu cu seu bosta teu blog era legal tu criticava a tudo e a todos sempre com bom humor e ironia agora só fala bosta seu merda eu era o meior fã sempre visitava mas agora so vou visitar quando tu postar alguma coisa interesante seu curalho e um palavrão que vi no hq do kick ass.