quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Taboo: Homossexalidade nos quadrinhos...

Cara....como um saco ser fã de quadrinhos....não só um fã que lê Marvel ou DC....mas um que tenta ler tudo...até Axe Cop e Tod, o garoto do  mais feio do mundo....deixo bem claro que é impossível se ler todas as HQs existentes,mas pelo menos se tem uma idéia do que existe por ai....e com isso só quero chegar que é extremamente irritante quando pessoas que NÃO lêem quadrinhos começam a falar deles, ou jornais colocam matérias sobre as "POLÊMICAS" que acontecem nas HQs.
A exemplo:
Problemas dessa matéria:
1-Como qualquer animal de teta pode ler....é a Batwoman e não a Mulher Gato.
2-Esta escrito BAT...em ZOOOMMMMM, não bastando ter um morcego desenhado no peito dela.
3-Ninguém da muita bola pras lésbicas...(falo disso mais a baixo)
4-É a Marvel revelou que o Estrela Polar é Gay por volta de 1996....então é um terrno muito perdido.
5-Porra tem 300 personagens Gays passeando por ai¬¬
6-Já é a segunda vez que as mídias tenta nos empurrar o revolucionário homossexualismo da Batwoman totalmente errado, como quando a uns anos estavam nomeando ela a primeira heroína gay...EM 2009!!!!

E revolução sexual....PUUFFFFF
A Porra da DC comics tinha um casal lésbico....num DESENHO ANIMADO INFANTIL!
Maggie Sawer e Toby Raynes apareceram como um casal lésbico no desenho Superman:Animated....e as pessoas não sabem disso até hoje...porque ninguém ficou esfregando isso ou dizendo que era uma revolução.
O Casal apareceu nos quadrinhos em 1988, e após a Maggie ser  ferida, num confronto com a Intergang, Moby apareceu ao lado de sua cama no Hospital se apresentando como sua "companheira"....e assim foi até o final da série.

Quadrinhos tem uma má reputação desde o lançamento do livro "A sedução dos inocentes"...francamente as vezes até coompreensivel o problema:

(bem anos depois dele mudou o nome pra Grim  Ghost....)
Mas realmente personagens Gays eram raros...até a uns 20 anos atrás, já existiam em HQs menores e undergrounds como Love 'n Rocks...ou em personagens figurantes, mas o primeiro herói Gay a se assumir foi o Estrela Polar mesmo.
Mas nada de revolução social...assim como outras HQs da época, a história  era mais uma campanha de conscientização da AIDS que sobre gays mesmo...mesmo assim na época a revista foi esgotada, entrou no Hall dos movimentos gays...e outras boiolagens assim.
...no final das contas a questão do Estrela Polar ser gay ou não foi bem irrelevante...visto que ele só ia aparecer com um namorado uma década depois.

Após os anos 2002 tivemos o mesmo que aconteceu nos anos 80 com minorias(aonde apareceram heróis latinos, russos, e asiáticose negros), encabeçando mais pelo Apollo e Meia-Noite(duas versão homossexuais do Superman e o Batman) TODAS as equipes pareceram na obrigação de ter personagens gays e sério eles aparecem ou se converteram em carreatas, e como muitos escritores não se sentem confortáveis em escrever sobre homens gays...tivemos uma explosão de lésbicas!!!
Como aqui, aqui, aqui, aqui ,aqui ,aqui ,aqui , aqui , aqui, aqui e por ai vai!
Chegou ao ponto de cada personagem feminina nova ter 50% de chances de ser ou Lésbica ou Bisexual.

E realmente...ninguém se importava com isso...e elas em sua maioria desapareceram.

Mas com o advento da internet...as editoras descobriram que poderiam passar coisas velhas como novas...esfregando por ai!

Então primeiramente tivemos a chocante polêmica de pós reboot da DC, um de seus personagens principais e importantes ia ser gay!
E houve caos pelas ruas, bolsas de apostas...dai disseram que o persoangem Gay ia ser o Lanterna Verde....Original¬¬
e isso foi uma mescla de "to pouco ligando" com a piada pronta "bom ele era vulnerável á pau mesmo", e no final isso só irritou os fãs esquecidos do personagem...
...mas ascendeu a polênica e a Marvel combateu isso clamando aos 7 ventos que ia fazer um casamento gay...bem e fez:
E na boa...a revista foi fraquíssima(e olha que edições de casamentos de super-heróis são interessantes), sendo que ela interrompeu um arco de histórias....a Karma era sequestrada, os X-men começavam a fazer buscas pra achar ela....dai param tudo pra fazer um casamento...e depois voltam a procurar pela Karma¬¬
A revista ainda teve um SIMBOLISMO!!!! colocando o UNICO personagem contra o casamento gay ser um Alien(¬¬³)

Pior que a porra foi um golpe de Marketing tão bom...que Gays prepararam festas para o lançamento da revista...Não que gays não leiam quadrinhos...(lêem bastante até), mas isso é algo vazio...sequerem leram pra saber se a revista era boa:/

ahhh sim...e todos ainda ignoravam o fato que o Apollo e o Meia -Noite já haviam casado anos antes nos quadrinhos...

...pouco tempo depois Peter David na sua revista(que eu não gosto) X-factor, espalhou aos quatro ventos que ia fazer o beijo entre dois de seus personagens numa tentativa desesperada de tentar vender a revsta(sério pouco tempo depois ele declarou que fez de tudo pra tentar elevar as vendas).

E chegamos no ponto de eu fazer todo esse texto(também pq um amigo ta fazendo um TCC sobre isso e é um bom indice) ...o Beijo polêmico da net:

Mais polêmico que a morte do Homem-Aranha, ou da Jessica Jones casando com o Cage....o Hercules e o Wolverine se beijando...
...meses depois disso ter aparecido nos quadrinhos...sério¬¬
Pra começar aquele personagem nem é o Wolverine,mas o Gov. Howllet, o regente do Canadá de uma realidade alternativa, que ainda vive numa sociedade steampunk vitoriana, apesar de a meses já indicarem que ele era gay, ele manteve em segredo pq a sociedade dele não era tão "aberta", e quando questionado pq ele não criava uma lei(já que ele era o Governador), ele disse que não podia, pq ele representava o povo e não era um ditador...depois o namorado dele reapareceu e eles se beijaram ...e MESES DEPOIS isso saiu no Jornal do mundo real¬¬
E um monte de gente que lia quadrinhos, que nunca leram quadrinhos ou que apenas são pessoas amarguradas com suas próprias vidas... começaram a imundar todas as redes sociais com essa merda.

Cara um golpe de marketing que a editora nem tentou:/
Isso faz parte de uma revista chamada X-treme X-men, lançada com o único intuito de manter o nome da revista na Marvel(as editoras tem um prazo pra manter um título sob seus nomes se não tiver publicando nenhuma revista até o prazo acabar elas perdem os direitos), e esse como já disse é um Wolverine e um Hercules alternativos...ou seja o mesmo que considerar o Apollo e o Meia-Noite realmente o SUperman e o Batman(ta tem idiota que acha isso).

No final aonde eu quero chegar com isso?
Nenhum lugar, homossexualismo quando debatido assim é simplesmente imbecil, pq não é feito para os fãs e leitores das histórias, e normalmente a coisa vazia e polêmica atropela o realmente planejado e bem escrito, por exemplo o caso do Jetman:
O personagem é o chefe de policia de Neopólis(uma cidade feita de todos os super-seres e inventores), ao longo da história ele aparece de vez enquanto passa instruções e tal, no final de um arco de histórias aonde os personagens investigavam um grupo de "Supers" que usavam o sistema do "Parceiro mirim" pra criar uma rede de pedofilia.
Ao final da edição um pensativo Jetman volta para seu apartamento e desabafa todo o caso, se perguntando o que era diferente do que aconteceu, com o que aocnteceu entre ele e seu companheiro de esquadrão Wulf....para o mesmo que se encontra no apê.
Jetman é um personagem gay,mas ninguém o usa como exemplo..por ser velho e não ser visualmente gay como outros por ai.
Sendo que ele ainda é um caso que seria considerado pedofilia nos EUA, afinal ele tinha 16 anos quando começou uma relação com seu companheiro pra vida toda vida.

No final...convenhamos...estamos em 2013, já passamos e muito da parte do "Nossa a parada gay, como eles são corajosos!" para "Parada Gay, hehe é divertido" para "Pera...já não teve a parada Gay esse ano?" então..."parada Gay de novo?que saco isso!"....e chegando em..."Má pq porra a parada Gay tem uma faixa de 'apoio ao aborto'"...
Mas principalmente, temos que ser mais evoluídos e evitar essa merda de sensacionalismo em nossos escapismos...deixe esse bando de fofoqueiros com seus BBBs e suas Juju Panicats e deixem os quadrinhos e seus boiolinhas fora disso!
Não vai haver revolução sexual nos quadrinhos, principalmente se as pessoas não acompanharem e como todo gordinhode 10 anos, querer discutir ou falar que algo é novo...sendo que já é algo bem comum e que trocentos autores já trabalharam.
Me encerro com o Rainbow boy XD
>Aqui< pra ler toda a revista dele.


18 comentários:

Evil Monkey disse...

BEHOLD THE MIGHTY TEXTWALL!

Mas sério, concordo plenamente, personagens estão à serviço de uma história, tem histórias aonde colocar um personagem gay ajuda a dar variedade ou profundidade e explorar temas diferentes.

Tem outras aonde pode desnecessáriamente complicar então todos os personagens são meio que assexuados como os bons episódios de Bob Esponja.

E as vezes pode muito bem ser o, tema principal da história.

Mas se você está fazendo isso só pra vender quadrinho então você está não só jogando fora uma boa oportunidade como de certa forma ridicularizando o homossexualismo. Que nem quando colocam um negro lutando junto com um monte de brancos só pra dizer "Viu, esses crioulos sabem lutar também, mas os brancos loiros ainda são os protagonistas".

Eu n acho que seja uma prática perigosa e que prejudique "A causa" - na verdade eu acho que estamos no caminho certo em relação a isso- mas mesmo assim eu acho histórias como essa bem babacas.

Sem falar que Scott Pilgrim começou a ser feito em 2004 e tem 2 codjuvantes importantes gays. Não só assumidos como um deles é bem afeminado. Just Saying.

Rodrigo disse...

Não tenho muito a falar nesse instante. Apenas que é um tiro no pé escrever sobre um personagem homossexual, ou qualquer personagem que pertença a uma minoria estigmatizada, ainda mais se essa minoria sofreu algum tipo de injúria no caminho percorrido até se firmar como sujeito dentro de um determinado contexto sócio-histórico.

Eu quero dizer que, se estamos falando de um personagem coadjuvante homem, branco e hetero, não importa se sua passagem pelos quadrinhos é medíocre, se ele não tem sua subjetividade trabalhada, se ele sofre injustiças, se é mutilado, morto, crucificado... Enfim, ninguém se importa. Não gera polêmica. A mídia não se interessa. Não é uma boa jogada de marketing.

Agora se alguém tem a audácia de trabalhar com um personagem cuja situação especial o coloca no centro das discussões políticas da atualidade - racismo, misoginia, homofobia, etc - o que você fizer ou não fizer com este personagem determinará a sua sentença.

Em conclusão: precisa ter culhões para criar um personagem estigmatizado, mais ainda, para tirar de Nárnia um personagem consagrado (de uma realidade alternativa, BITCH, PLEASE!!!).

Todavia, o que eu acho inadmissível é depois de todo alvoroço causado, varrer a sujeira para debaixo do tapete, posicionar a mesa de centro estrategicamente sobre ele e colocar um vaso de flores para simbolizar o enterro de algo que já nasceu fadado a fracassar.

Afinal de contas, alguns destinos nascem selados: se a revista não for cancelada, estamos diante de um iminente assassinato! Se não é para retratar a REALIDADE nos quadrinhos, melhor não fazer do que recorrer ao politicamente corretozZzZZzzzzzzzZzzzzZzZZz...

PS: AMEI o texto. Muuuuuuuito, muuuuuuuuuito, muuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado! <3

Unknown disse...

Sim...todo personagem é a principio assexuado, isso vem da Disney do tempo do Timão e Pumba...que as pessoas queriam pq queriam que eles fossem gays.

Como eu disse, homossexualidade nos quadrinhos não é nada novo(principalmente as lésbicas, aonde as personagens surgiram décadas antes dos...sei la viados...não posso usar a palavra gay pra separar né:P), ainda mais se levarmos em conta que a ILHA DAS AMAZONAS QUE PROIBE HOMENS foi criada e 1941.

Rodrigo: cara não só minorias...roteristas(não só de quadrinhos) tem uma enorme dificuldade em escrever Mulheres, crianças e especialmente adolescentes.

de resto num entendi bem XD

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Então, Mulheres, crianças e adolescentes "sofreram algum tipo de injúria no caminho percorrido até se firmarem como sujeitos dentro de um determinado contexto sócio-histórico." rs.

E eu disse que é difícil trabalhar com um personagem "diferenciado", porque na maioria dos casos NÃO VAI DAR CERTO. Ou seja, o personagem já nasce sabendo que vai morrer. ;/

E outra, se o "mundo real" é cheio de preconceitos mascarados, não adianta pintar estes temas de forma linda, sob um ponto de vista ~politicamente correto~ se isso não retrata a verdade.

Monna R. R. C. disse...

A única coisa que eu tenho a comentar sobre isso é um comentário que um amigo meu (que lê tanto quadrinho quando eu gosto de One Piece) postou no facebook...

"Pior que tá não fica! A Marvel transformou o WOLVERINE em gay!! Nada contra gays, só sou contra quando colocam personagens gays em histórias para crianças! E quadrinhos visam sim, como público, as crianças!!"

Não sei o que é pior.. A euforia do "uau! como são revolucionários!" ou esse tipo de comentário.. Pior é que tava todo mundo concordando.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arcade e Comic disse...

muito bom seu blog, tem muitos posts interessantes, visite o meu

http://arcadecomic.blogspot.com.br/

:)

Tiu Lobo disse...

Cara, eu adoro quando tu escreves desse jeito. Concordo plenamente. Nada disso é novidade, hoje em dia existem gays assumidos em todos os lugares, e os quadrinhos precisam de uma dose de realidade para atrair o público, logo é natural que ajam gays. Isso não merece notoriedade nem espanto e nem sustenta uma polemica entre leitores. Jornalistas (cara ainda vou ganhar inimigos com isso) aprendam a fazer o seu trabalho e deixem nossas HQs em paz. Por favor...

Anônimo disse...

Published remarkable placing! I seriously loved looking at this, tonsil stone that you're an amazing novelist.I'm able to make time to bookmark your items your blog post Satellite direct but will normally come back later on. I would like to recommend you will keep going a person's awesome content, have a relatively nice trip penis advantage saturday or sunday!

Unknown disse...

Oi, matéria sensacional!

Adorei este trecho!

e MESES DEPOIS isso saiu no Jornal do mundo real¬¬
E um monte de gente que lia quadrinhos, que nunca leram quadrinhos ou que apenas são pessoas amarguradas com suas próprias vidas... começaram a imundar todas as redes sociais com essa merda.

vini6 disse...

Ótima materia,parabéns!

Anônimo disse...

Tyya's dad won't reconcile oneself to anything common at the assemblage up - no ice cream, no sweets, no cookies. But when the saleslady puts a valuation sticker on Tyya's nose, Daddy is at the mould instant aloof to suborn something allowable

http://www.webhunter.pl/?p=1


http://kapitalnie24.info.pl/2013/01
http://stymulanty.pl/tag/waga
http://2funny.pl/pozostali-czlonkowie-iron-maiden
http://rekawice.gdynia2009.eu/nowa-praca.html
http://knedlik.pl/europejska,1,Wyrafinowana-kuchnia-francuska,12.html

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O pior e a merda dos mangas,
onde alem de todos os personagens
serem bichas loucas ensinam os
garotos a virarem emos! Por piedade
vamos queimar essas revistas inuteis!
Ate Sakura card captors e uma putaria
mal disfarcada! Os japoneses mais
velhos e machos tem que retomar
seu pais e dar vara na bunda desses
retardados coloridos !

Anônimo disse...

O pior e a merda dos mangas,
onde alem de todos os personagens
serem bichas loucas ensinam os
garotos a virarem emos! Por piedade
vamos queimar essas revistas inuteis!
Ate Sakura card captors e uma putaria
mal disfarcada! Os japoneses mais
velhos e machos tem que retomar
seu pais e dar vara na bunda desses
retardados coloridos !