quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Morte Branca e a Guerra do Inverno

Mais um post histórico para fechar o ano, e mais um super herói que realmente existiu,mas primeiro um background!

A Guerra do Inverno como é popularmente conhecida a Guerra da Finlândia é um dos mais fantásticos e esquecidos conflitos da Segunda Guerra Mundial, vendo o sucesso dos exércitos de Hitler em conquistar territórios, Stalin resolveu ele mesmo resgatar um antigo território Russo e usar o poderoso Exército Vermelho , Russia(até então com a população de 170milhões) estava em guerra com a Finlândia(Pop.3Milões).

A artilharia e logística militar da época perdiam espaço para tropas de esquiadores e trenós puxados por renas, mesmo sendo de uma região gelada, as tropas russas não estavam preparadas para o clima nórdico, os exércidos do ocidente aplaudiam a resistência da Finlândia mesmo sem poder enviar ajuda,A Alemanha controlava o mal da região e a Suécia tentava permanecer neutra em todos os conflitos.
O Exército Finlandês em seu maior tamanho teve 25 ml soldados, e mesmo assim conseguiram a façanha de 200 mil mortes russas, sendo a história mais fantástica conhecida como a "Colina assassina" aonde 32 finlandeses dizimaram uma tropas chegando a causar 4.000 baixas russas, nesse cenário surge Simo Häyhä(Sei la como se pronúncia, foto ao lado), sua tropa manteve a região segura até o final da guerra conhecido no final por "O Milagre de Koollaa".
Simo(1905-2002) era uma espécie de caçador, vindo de uma cidade que estava dentro da área desejada pela Rússia, em 1925 após um ano de serviço militar obrigatório acaba como um Cabo e é relocado para o "Exército Civil Finlandês" uma espécie de Guarda Nacional.
Quando convocado para a Guerra do Inverno em 1939, pela sua experiência foi elevado a Franco Atirador, e recebeu um rifle especialmente modificado para sua baixa estatura(com ordens para não perder o maldito rifle).
Nos 100 dias da guerra do Inverno e em temperaturas indo de -20 á -40 graus Simo foi creditado com 542 mortes do inimigo(mais 75 com uma metralhadora em combates corpo-a-corpo), lhe valendo o nome "Morte Branca" para seus companheiros e de "Provocador" para os Russos.

Suas táticas incluíam:
-Usar uma camuflagem completamente branca(dai seu apelido);
-NÃO usar uma mira telescópica, pois essa faz erguer sua cabeça mais e o sol pode refletir na lente;
-Atirar sentado para ter uma base mais segura e ficar menor ainda;
-Colocar neve na boca para esconder o vapor da sua respiração;
-Compactar a neve a sua volta para ela não levantar quando desse tiros.

A Russia nunca o conseguiu matar, mesmo executando planos com tropas especiais para caça-lo e ataques em massa de artilharia em sua posição, sua tropa manteve a região livre mesmo após o conflito.
Em 6 de Março, Simo foi atingindo na mandíbula por uma bala explosiva num combate corpo-a-corpo, os médicos em seu relatório foi dito que metade de seu rosto havia explodido, a Morte Branca ficou inconsciente acordando apenas um dia após o tratado de Moscou, quando as fronteiras dos dois países voltavam á mesma demarcação de 1721(sim, a Rússia não conseguiu conquistar a Finlândia).
Mesmo vencendo a Guerra do Inverno foi um Fracasso soviético, a grande perda de tropas, a fraquesa com que se mostrou um dos maiores exércitos do mundo foi um dos fatores que fez a Alemanha atacar tão cedo a Rússia.
Simo após acordar foi promovido de Cabo para primeiro-Tenente, conseguindo além do Título de maior Franco Atirador da História(Seguido pelo russo Ivan Sidorenko que tem 10% a menos de mortes) o de soldadoc om a promoção mais rápida da história moderna.

Viveu o resto da sua vida como um caçador de Alces e criador de cães, era descrito como conversador e amigável, dizendo que suas ações eram apenas questões de prática e dever, a Finlândia o manteve como um tesouro nacional.


Bem era isso...acabou o ano, queria agradecer mesmo aos leitores do blog e seus admiradores como o Match Blog e o....Aff essa porra de PC ta travando bem agora nos agradecimentos¬¬¬
Bem quem quiser ganhar um agradecimento que me peça no MSN ou nos ocmentátios....quem me viu em off sabe que ando puto da cara e trabalhando demais(Turnos de 12horas que são ilegais), e isso somado a incrível quantidade de gente que simplesmente continua a me fazer perguntas ou simplesmente me pedindo coisas ou só dando as costas ta realmente chato.

Os que simplesmente me fazem ficar mal comigo mesmo por eu estar sisudo e não cooperativo também não ajudam(Gezzz guys é dificil tentar animar alguém?)
Bem era isso...demorei meia hora pra escrever toda a matéria(incluindo buscar imagens e informações) e 8 minutos para escrever o texto acima graças a completa travação do PC...

Então que tenha um fim de ano melhor que o meu....e TALVEZ tirando a festa de sexta isso seja bem fácil,Fui!

Ahh se eu conseguir tempo logo posto o meu único Top 10 de retorspectiva do ano!(E não vai ser melhores filmes ou de piores filmes, o do Spoony já me revoltou o estômago quanto a isso!)

4 comentários:

Lucas Sena disse...

Grande post cara, me ensinou a nunca mexer com um Finlandês, hehe.

Feliz 2011!

Max disse...

valeu pela homenagem lance

gostei do post tb, muito foda esse atirador :)

Evil Monkey disse...

HEy, o que há de tão errado com a lista do spoony, eu achei normal...

Só um ou dois filmes que eu discordo, e toy story 3 faltou. Só isso.

Unknown disse...

Alguem sabe se tem algum filme sobre ele.
leandro1451@hotmail.com